ATIVIDADE 2.1 - FÓRUM - "PAINEL DA PROPOSTA DO PROJETO"
Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto
Nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.
Orientações:
1.Crie um Painel ( a estrutura proposta do seu projeto para o painel deve conter as seguintes informações, entre outras salientadas pelo professor: tema, série/ano, disciplinas, objetivos e avaliação da aprendizagem) que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas ) e poste nesse fórum;
2.Registre também dúvidas, sugestões e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos.
3.Participe discutindo os aspectos levantados na turma.
ATIVIDADE 2.2 - FÓRUM - "PROJETO EM AÇÃO"
Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação
Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiênciou no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas.
Siga as orientações:
1.Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo;
2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.
ATIVIDADE 2.3 - FÓRUM - "CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS"
Atividade 2.3 – Currículo e suas características
Considerando a temática abordada nesse eixo, Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
Siga as orientações:
Refletir sobre a questão colocada;
1. Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
ATIVIDADE 2.4 - FÓRUM "ANÁLISE DO PROJETO "
Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação
Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outros, é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.
Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.
Siga as Orientações:
Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.
Orientações:
1.Postar sua análise no fórum “Análise do Projeto”.
ATIVIDADE 2.5 - FÓRUM - "CULTURA DIGITAL"
Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes
A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.
Siga as orientações:
1.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”;
ATIVIDADE 2.6 - FÓRUM - "REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM"
Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
1. Escrever sua reflexão nesse fórum.